segunda-feira, 1 de agosto de 2011

KURSK - II - APARTAMENTOS PARA ALUGAR PARA ESTUDANTES E PARA OS PAIS

HOSPEDAGEM Os pais têm opções de ficar em apartamentos alugados que os próprios filhos podem ver com antecedência ou algum conhecido pode ajudar. Em Kursk, por ser uma cidade universitária, é muito comum isso. Sem estresse. Mas deve ser tudo programado. Eu fiquei num apartamento inteiramente mobiliado, de um quarto, banheiro, cozinha, sala, sacada, de frente para o Shopping, na área central de Kursk, paguei R$ 800,00 por um mês, podendo ser mais caro ou mais barato, dependendo da negociação, localização e sorte. Se quiser apartamento por dia o valor está cerca de US100 (cem dólares) por dia.
QUARTO DE APTO PARA ALUGAR -
COZINHA JÁ MOBILIADA E COM UTENCÍLIOS DOMÉSTICOS... DO MESMO APTO PARA ALUGAR
VISÃO EXTERNA DO APARTAMENTO PARA ALUGAR.... SERVE TANTO PARA OS PAIS QUANTO AOS ALUNOS QUE INTERESSAM PARA MORAR LÁ AO INVÉS DE FICAREM NA MORADIA NA UNIVERSIDADE.
NOSSO APARTAMENTO Ficava em frente ao shopping central de Kursk, tinha tudo nas mãos, era só descer.
Lá tivemos problemas com racionamento de água. Eles desligavam a água quente das 8h às 17h. E quando voltava vinha com uma cor amarelada impossível de cozinhar com ela. Inclusive o próprio senhorio (dono do imóvel) nos alertou que não poderíamos cozinhar e nem tomar água da torneira porque tinha muito calcário e ferro danoso ao organismo. Assim compramos água mineral, cozinhamos e bebemos o tempo todo com essa água que custa R$ 7,00 (sete reais) o galão pequeno, mas na Rússia eles vendem uma jarra que tem um filtro especial. Vi em todas as moradias de muitos estudantes que visitamos e amigos dos meus filhos. É um modo de contornar o problema de água do local. COM ÁGUA MINERAL OLHA QUE COMIDA RUSSA QUE SAIU... DELICIOSA....QUEM QUISER RECEITA É SÓ PEDIR...
ABAIXO FOTOS DO NOSSO APARTAMENTO ALUGADO
HÁ VÁRIAS OPÇÕES DE DE HOSPEDAGENS AOS PAIS, MOSTREI O APTO ACIMA MAIS ELABORADO E O QUE FICAMOS EMBORA MAIS CENTRAL, MAIS ANTIGO, MAS QUE ATENDEU NOSSAS NECESSIDADES, DENTRO DAS NOSSAS POSSIBILIDADES. Eu morei na Amazônia, na maior bacia de água doce do planeta e nunca pude tomar água da torneira. Sempre tivemos que comprar água mineral. Tivemos sempre que conviver no Rio de Janeiro e Amazonas com racionamento de água. Não é surpresa para nós. São circunstâncias. Pelo menos para mim, não estragou minha estadia. Meus filhos convivem com isso, estão há 4 anos na Rússia. Eu ia todos os dias no shopping, que tinha um mercado chamado Billa e lá se compra de tudo: frutas, verduras, arroz, feijão, xampu, chocolates, passas, e tudo que eu precisava e até o que não precisava...(risos). No Térreo do nosso apartamento tinha uma loja de decoração maravilhosa e uma pizzaria deliciosa que superou a Pizza Hut... a melhor que nós comemos enquanto estivemos na Rússia (na nossa opinião)! FOTOS DOS MEIOS DE TRANSPORTE EM KURSK ( APENAS O BONDE QUE COPIEI DA FOTO DE MEU FILHO NO INVERNO, PORQUE DA MINHA MÁQUINA NÃO FICOU BOA)
COMO TODOS PODEM OBSERVAR A CIDADE É BEM SERVIDA DE TRANSPORTE COLETIVO Eu e meu esposo acreditamos que Kursk foi a melhor opção para o nosso filho estudar e viver em muito boas condições. Isso porque a Universidade KSMU está entre as 10 melhores universidades da Rússia. A cidade é relativativamente pequena, podendo os estudantes otimizarem o seu tempo ao invés de gastá-lo em transporte e longas caminhadas até a universidade, supermercados , caixas eletrônicos, shopping , farmácias e lazer. Oferece o que um estudante necessita, além de afastá-los da distração das cidades grandes, que é um grande perigo, pois o desvia do seu objetivo maior, que é o estudo, principalmente, estando a sua própria sorte. Esses jovens necessitam de muita força de vontade e opinião para seguirem em frente. Muitos não resistiram e voltaram, por isso é bom que estejam mais próximos uns dos outros para formarem um vínculo, um aprendizado de convivência. Achei que Kursk, pequena como é, oferece pontos de distrações e passatempos que são suficientes para os estudantes . É tudo perto, não gasta tempo com transporte. Em 10 minutos é feito o trajeto da moradia até a faculdade, a pé mesmo. Existem mercadinhos, caixas eletrônicos, farmácias, feirinhas de frutas, verduras e lanches, tudo perto da moradia. Não perde tempo com correrias, sobrando mais tempo para estudar. Andei o tempo todo com o passaporte, pois é necessário estar com ele a todo o momento sem sobressalto algum. Kursk é muito segura e comparada as outras cidades é muito tranquila.Mas nada de descuido. Sempre mantendo alerta. Saíamos a noite e sem problemas com arruaças, xenófobos, furtos ou agressões, graças a Deus, pois em todos os outros lugares existem, não estamos livres de nada neste mundo. Não vivemos no paraíso. E a Rússia está longe disso também. Temos apenas que respeitar as especificidades de cada lugar. Não fizemos barulho em altas horas da madrugada, sempre respeitamos o silêncio, e vivemos em harmonia com a vizinhança, assim...tudo foi bem.

10 comentários:

  1. Olá Rosely. Li todas as suas postagens e gostei muito do que vi, entretanto estou com receio de sair do meu país para um lugar que não conheço nada. Como é a vida dos seus filhos? Como lidaram com o idioma? Pretendo estudar medicina em Kursk também, meu e-mail é juan-gimenes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. juan espero ter recebido meu email... qq coisa é contatar... um abraço

    ResponderExcluir
  3. Rosely tudo bem?

    pretendo ir para kursk,se puder preciso da sua ajuda sobre como está sendo essa experiencia tantao para sra como para seu filho, tb gostaria de tirar algumas dúvidas contigo sobre a universidade e o feedback deles, meu email para entrar em contato:and4ku@ig.com.br

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Rosely,

    Gostaria de agradecê-la pelo excelente trabalho que fez postando todas essas informações no seu blog.
    Moro em São José dos Campos – SP, meu filho tem 18 anos e está indo para Kursk em fevereiro. No início
    Fiquei muito apreensivo com essa mudança do meu filho mas, com todas as informações de seu blog e
    outras reportagens que vemos vamos nos conformando melhor.
    Vejo que diversas pessoas vem se correspondendo com você buscando todo tipo de
    Informação, se não for incomodo gostaria também de fazer parte desse grupo. Caso tenha mais fotos e
    Informações do cotidiano vivido pelos alunos por lá, dicas principalmente sobre segurança, ou melhor
    O que não se deve fazer quando estiver lá rsrsrs, fico muito grato.

    Se precisar de qualquer coisa por aqui ou até para enviar para seus filhos lá estamos a disposição, ok.

    Grande abraço.
    Carlos

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosely, tudo bem?
    Meu nome é Cassiano Bueno, tenho 18 anos e penso em ir estudar em Kursk ou Belgrod. Gostaria de receber algumas informações a respeito do processo seletivo, gasto e despesas dos transmites, como funciona e tal e também como é viver na Rússia e também estudar. Se puder me mandar um e-mail respondendo agradeço.

    E-MAIL: bueno2804@hotmail.com

    Desde já agradeço pela atenção. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. bom dia, queria saber mais de como esta sendo a ida de seu filho pra russia! laerciojunior_@hotmail.com desde já obrigado

    ResponderExcluir
  7. Ótimo blog! vi que seu post é de 2011 e eles já estavam com 4 anos de curso, agora devem estar terminando a graduação. Você pode repassar essas perguntas para eles?(ou se a senhora já souber melhor ainda!)


    1-O sistema de ensino na universidade é PBL(problem based learning) ou método tradicional?
    2- Após terminar os 6 anos, a residencia medica é paga ou remunerada?
    3- É reconhecido em toda Europa? como é o mercado de trabalho para os formandos desta universidade?
    4- Existe muita xenofobia ai? sou moreno parecido com paquistanês/iraniano e tenho receio de morar lá depois de escutar varias historias.

    Um grande abraço e obrigado desde já!

    orion.orion@yahoo.com.br (pode me responder por este email?)

    ResponderExcluir
  8. ok ..obrigada pr ler meu blog, e responderei sim por email. Mas as suas 3 primeiras perguntas são interessantes e é importante deixar expostas.
    1- o sistema de ensino é pelo método tradicional
    2- a residÊncia médica não é remunerada. É paga e em russo voce pode até conseguir bolsa, mas isso não é confirmado.
    3- Segundo a convencão de Genebra, a partir de 2010 o diploma russo ´passou a ser válido em toda união européia. Na Rússia o mercado de trabalho é para os russos. Quem se forma aqui deve voltar para seu país de origem.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Rosely, tudo bem ?
    Vc podia mandar para meu email informações sobre tramitação para ir estudar Medicina ai, se o inglês seus filhos aprenderam ai ou já tinham uma boa base antes de ir ( pois pelo que eu vi, a universidade é lecionada em inglês ), custo médio por pessoa e outras informações para ingresso nessa faculdade.

    Meu email: felipe_lima95@hotmail.com

    ResponderExcluir