segunda-feira, 10 de março de 2014

IDAS E VINDAS- MUDANÇAS DE HÁBITOS

Resolvi escrever um pouco da nossa experiencia como alunos, como cidadãos brasileiros que vivem na Rússia, nossas mudanças de hábitos.

Desde que aqui chegamos em junho de 2014 passamos a andar de ônibus, de trólebus, de bonde, a pé...

Em resultado disso perdi peso, melhorou minha qualidade de vida, comemos muitas frutas, porque aqui temos variedades, porque tudo ou quase tudo que se come na Rússia é importado. Não são todas as frutas sortidas que o Brasil oferece, mas  podemos nos deliciar daquelas que muitas vezes nos eram inacessíveis na terrinha, devido ao alto preço. 

Aqui existe o trigo sarraceno, também chamado de gretkca, muito saudável, que substitui o arroz, tem 40% menos carbohidrato e atende bem, há quem não consegue assimilar o sabor, assim como o do arroz integral. Temos comido somente peixes, e carnes brancas, e quando comemos a vermelha, a suína, principalmente o lombo sempre dá pratos excelentes. Descobrimos outra culinária, a brasileira adaptada. 

E dá-lhe fazer  academia, indo em vários lugares , assistindo teatro,  óperas,e tendo hábitos diferentes que tínhamos na terrinha. 

Consegui ir ao dentista sozinha, sem ajuda. Falei num russo precário as minhas necessidades de colar a prótese de meu implante que havia se soltado. para mim foi uma vitória e tanto.

Conhecemos de perto a rotina dos estudantes de medicina, porque fazemos apenas a preparatória da língua russa, e vemos como eles correm,  e tem que estudar, e é puxado, para aquele que se esforça e se empenha. Temos tido a felicidade de ter contato com estudantes comprometidos. Ficamos orgulhosos de estarmos vivenciando isso. Teremos  história para contar. 

Semestre chegando ao meio, meu filho vai se formar, correria com documentos ele vai fazer a residencia aqui na Russia. Mais três anos, e depois doutorado aqui. Será uma vitória se Deus quiser. Estamos todos aguardando a formatura... 

Não posso deixar de comentar  a situação nossa aqui em Kursk diante dos rumores  dessa animosidade entre a Ucrânia e a Rússia. Aqui está tudo tranquilo,  estamos todos bem, tudo funcionando normal e o mundo lá fora agitado e nós aguardando os brotos das tulipas nascerem,  e florescerem e junto com elas que floresçam os lírios da paz e junto dos lírios que VENHA A PAZ.

Quero expressar a todos os pais que se sintam orgulhosos de seus filhos, e deem apoio a eles para que  sigam seus sonhos, não percam as esperanças de um futuro melhor. 

17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
19 O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas.
Habacuque 3, 17-19.