terça-feira, 11 de novembro de 2014

MEU FILHO FORMOU-SE EM MEDICINA NA RÚSSIA!!!!!

Em abril de 2007 meu filho foi selecionado pelas Universidades Russas para estudar medicina. Foi uma alegria sem igual misturada ao temor do desconhecido e ainda da dificuldade da língua.

Partiu de Guarulhos para Moscou, junto com 14 colegas numa odisseia a fazer inveja aos gregos. Estudar num país longínquo. com o alfabeto em cirílico, clima hostil, costumes muito diferentes dos nossos...  Mas isso não foi empecilho. Em uma  Faculdade Preparatória da Língua Russa para Estrangeiros, PATIFAC,  aprendeu russo básico, em um ano e meio de estudos,  química, física, biologia  e após aprovação iniciou o curso de medicina na cidade de Kursk. 

Foi um período de espera, adaptações, estudos, anos de amizades, partidas, chegadas, novos amigos, surpresas, estudos, práticas no Brasil, práticas na Rússia. Tudo novo para nós, tudo muito diferente.

Enfim 6 anos passados viemos morar na Rússia para curtir  com nossos filho  seus últimos anos de estudos. Assim,  tirou suas fotos, preparou-se com os amigos para o bigday.

Vale ressaltar que essa turma de 2014 tiveram 3 brasileiros que se formaram. Dois em russo e um em inglês. Foram os pioneiros de Kursk. Agora dois deles estão no Brasil e meu filho segue na Rússia fazendo residência em Otorrinolaringologia. Estamos muito felizes.
A Aliança Russa foi a entidade catalizadora desse nosso sonho, ao torná-lo realidade uma vez que representa as universidades Russas no Brasil, dando-lhes, após aprovação das mesmas, as  cartas convites das vagas das universidades. Alem  disso o apoio recebido na figura de sua diretora Carolina Perecine, a qual dedicamos nossos sinceros agradecimentos. 

Estendemos também  a todo corpo docente e discente da universidade KSMU, bem como todo os diretores e administrativo. Muito obrigado. 

Ainda estarei registrando as facetas da residência, quando for a época do exame Revalida e tudo mais. 

A vocês que sempre estiveram comigo nessa caminhada no blog, meu muito obrigado.

E a Deus que, sem Ele, nada disso se concretizaria, nosso louvor maior, nossa Honra e Glória. 





Meu filho a esquerda, no Centro o primeiro brasileiro a se formar em ingles e um Vietnamita amigo.

5 comentários:

  1. Gostaria de saber se posso entrevistar o formado, quero trocar uma spequenas palavras com ele por email mesmo para o blog Amigos da Rússia. Me chamo Caique e trabalho divulgando o relacionamento bilateral entre o Brasil e a Rússia e a vitória deste rapaz é uma comemoração para todos nós brasilleiros que sonhamos em estudar na Rússia.

    Caso possa trocar umas palavrinhas aqui está meu e-mail: amigosdarússia@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Caique por favor envie email para jaules@hotmail.com e combine com o Julean. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Rosely, minha querida, parabéns!!! Conheço um pouquinho da tua luta e da mulher admirável que vc é...tenho certeza que a presença de vcs aí na Rússia, fortaleceu a caminhada do teu filho e resultou nessa super alegria, dê meus sinceros parabéns a ele e o desejo de dias de sucesso e felicidade a todos!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Obridago Cristina, suas palavras me comoveram.... Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá Rosely vi em suas postagens que tem muitas informações sobre a manutenção de seus filhos na Rússia. O meu também foi pra lá já faz um ano. E agora estamos com dificuldades para o envio de dinheiro para ele. Até o mês passado conseguíamos enviar por boleto bancário mas não estamos mais conseguindo pois pedem um tanto de documentos que não temos como pois ele não está no Brasil. Você teria como me ajudar com informações para que possa ajuda-lo? Ele foi pela empresa ALAR. Mas não nos orientaram sobre esses fatores que poderia ocorrer, não abrimos pra ele uma conta bancária, seguro de vida, procuração e isso está dificultando tremendamente. Obrigada fico no aguardo. Se puder me responder no meu e-mail agradeço não sei mais como fazer. rosemaryornelassousa@gmail.com

    ResponderExcluir