sábado, 1 de setembro de 2012

AOS NOVATOS DE BELGOROD E AOS DEMAIS ALUNOS QUE IRÃO ESTUDAR NA RÚSSIA....

VISITA A UNIVERSIDADE DE BELGOROD



Meu filho, zezito, dr Nelson e eu me perdendo em olhar a limpeza e as fontes...

Outro Parque lindo com as fontes  onde as águas variam a todo o momento.

Bosque perto da Universidade



Cartório

Casa da Culura

Um dos hoteis de Belgorod - Bem no Centro da Cidade




Um dos parques maravilhosos da cidade

Praça dos geróis da II Guerra Mundial
Vista da Universidade e do Centro Poliesportivo


Este ano de 2012 fizemos essa viagem de quase 3 meses na Rússia. Foi um planejamento longo.  Desde que meu filho mais novo saiu de casa em 2007  para estudar naquele país, nasceu em nós uma  vontade de conhecer,  viajar, participar da cultura russa, ver como nossos filhos viviam, estar com eles, viver como eles viviam... E assim depois desses longos anos..... o que foi estudar medicina já entrou no 5º ano na KSMU , em Kursk, graças a Deus e o advogado que foi fazer mestrado, já está quase terminando seu doutorado em Moscou, na RUDN. Louvado seja Deus.

Conhecemos várias cidades da Rússia, participamos até de um casamento de um  estudante brasileiro com uma estudante russa. Foi muito lindo. Ficamos morando  num apartamento mobiliado, onde  vivem 03 estudantes, andamos de ônibus, vans, metrô (Moscou) e passamos um pouquinho pelo que os meninos passam.
No período em que estivemos  em Kursk  teve falta de água quente no apartamento por mais  de 2 semanas. Apesar de estarmos no verão, a água fria da Rússia  é congelante. Não dá para tomar banho sem esquentar. E lá fomos nós tomar banho de balde.( risos)

Outra situação... Durante a manutenção da  rede de fornecimento de água, também faltou água. E nós  deixamos para comprar água mineral muito tarde. E quem diz que achávamos?!!!!
Estávamos num complexo de edíficios novos construídos em Kursk que há uma concentração grande de pessoas e quando ligamos o atendente simplesmente nos disse: Só  o complexo de vcs nos levaram todas os galões de água. E aí? fazer o que?
 Esperamos a água voltar. Os meninos  foram para a moradia da  universidade tomar banho e na casa dos amigos que ainda tinham água para pegar um galão de água para  podermos filtrar na jarra. Assim pelo menos teríamos alguma reserva. Mas no final a água voltou e tudo deu certo.

Faltou também energia várias vezes no prédio e tivemos que descer as escadas e não por acaso estávamos no décimo andar. São coisas do cotidiano que eles enfrentam. Mas estão levando.

Mas BELGOROD está em questão porque está  seguindo uma nova turma para lá e muitos pais terão dúvidas. Temos um grupo de pais e mães no facebook que  se ajudam. Quem quiser entrar  é só clicar no  link https://www.facebook.com/groups/482830018423222/

Resolvi falar da Universidade de Belgorod, porque quando meu segundo filho, o advogado,  foi para Rússia, ele fez a preparatória em russo nessa instituição. Ele amou e foi muito elogiado. Ele postava fotos maravilhosas da cidade e  da universidade.  Eram duas realidades. A Universidade de Belgorod é uma construção nova, apesar de ser antiga, foi reinaugurada em 2000, no governo Putin. Ela oferece ao aluno toda infraestrura,  e ainda na moradia tem quarto de descanso, capela ecumênica,  em cada andar tem o quarto de pendurar roupas e de passar roupas, solarium, amplas janelas de vidros entre outras.... Oferece academia onde os alunos podem exercitar-se e ainda na universidade  tem o centro poli esportivo onde podem  praticar esportes e desfrutar da  infra estrutura. Impressiona...

Na parte do ensino é rigorosa e metodológica. Os alunos de Belgorod tem um orgulho ímpar de sua universidade. Tem uma satisfação em estarem lá. Conversei com vários estrangeiros. Apesar de poucos brasileiros que encontrei, porque a maioria estavam de férias, mas os que conversei e  que estão há tempos em Belgorod,  estão satisfeitos e  demonstram esse orgulho também. Mas os que lá encontrei estavam  com dificuldades de adaptação, não conseguiam arranjar parceiros para poderem compartilhar a compra de eletrodomésticos pois estavam de férias e alguns não voltariam. Percebi também que, infelizmente, somos bastantes desunidos.
O pessoal de Angola criaram uma associação de Pais e Mães que tem um representante que cuida dos angolanos em Belgorod para que tudo corra bem e que nada venha a faltar. Se por acaso  estiver passando necessidade , se envolva em problema, em bebidas, farras, jogos,  os pais ou responsáveis são logo comunicados. Nós ficamos esperando que tudo seja  resolvido pela instituição que levou nossos filhos, que no contrato rezava que ao chegar na universidade acabava o vínculo. E nós não nos mobilizamos. ACHO QUE ESTÁ NA HORA.!!


Também alerto os pais que ao visitarem seus filhos na Rússia,  terão que planejarem. Em Belgorod tem hotéis, mas são caros. O ideal é alugar um  apartamento mobiliado , como fizemos em Kursk,  próximo a universidade, que terá apoio do (a) filhote(a) e ficará tranquilo, lembrando que para chegar em Belgorod, vocês terão que pegar um trem em Moscou ou um avião. Isso não poderá ser  comprado nas agências de turismo no Brasil ou   pela internet.Precisarão de apoio.  Mas não vão sem  planejamento. Lá quem não fala russo passa aperto e pode  ficar em apuros. Tem os veteranos  que podem dar as dicas aos novatos e eles fazem isso com certeza. Por isso não saia de qualquer maneira. Creio que a diretoria da Aliança Russa tenha mencionado isso tudo a vcs, mas estou reforçando porque vivenciamos e vimos pais passando apuros lá  por desespreparo é o termo correto e informações, embora tenha sido devidamente orientados a buscá-las.
 AQUI FICA A DICA....


Estou a disposição para dar as dicas que forem preciso e  podem acessar minha página no facebook, mas deixando uma mensagem para eu poder adicioná-los.
https://www.facebook.com/rosely.iaz

Um abraço a todos vocês e tenham boa sorte, sucesso, determinação e foco. SEJAM VENCEDORES, OLHEM SEMPRE PARA O FUTURO E SUPEREM OS OBSTÁCULOS, OS MEDOS... ISSO TUDO FAZ PARTE DO CRESCIMENTO  E DO FORTALECIMENTO PARA OS FAZEREM CAMPEÕES.
DEUS OS ABENÇOE!!!

.


Universidade de Belgorod e o centro poli esportivo.
Dentro da universidade

Em frente a Universidade
A legendária igrejinha de Belgord. Cartão de visita.
Complexo de Moradias da Universidade de Belgorod.
 
Faculdade preparatória de línguas de Belgorod.



Primeiro Ministro da Rússia Putin  por ocasião da Inauguração da Universidade.
Primeiro-Ministro Putin na Inauguração da Universidade em Belgorod.






Fomos bem recebidos logo na  recepção na moradia,  e mesmo meu filho estando ausente mais de 02 anos  da Universidade a senhora  o reconheceu e o tratou com muita deferência e  chamou a decana pra nos atender e permitir que entrássemos na moradia e  pudésssemos  dar andamento ao projeto.
Na entrada da Moradia

 
 

Mural na entrada da moradia.. lá é tudo organizado....
Moradia


Entramos no alojamento e começamos a ver  e achamos  muito  interessante as condições da moradia. São instalações novas.  MAS TODOS OS ESTUDANTES DEVEM ATENTAR QUE TERÃO QUE  SE AJUSTAREM, SEREM UNIDOS E LOGO FORMAREM UM GRUPO  PARA COMPRAREM SEUS PERTENTES MAIS CAROS, TIPO GELADEIRA E  LAVAROUPAS.. 
Moradia é uma experiência  bastante  inusitada... vc convive com várias pessoas de várias  origens,  gênios e caráter, diferença de criação, educação, modo de viva, etc... Então...  os primeiros dias, meses  não é fácil, mas também pode ser espetacular. Uma experiência única.  O ajuste decorre quando um respeita o espaço do outro. Em todos os aspectos.
 Já fui estudante e sei muito bem  como são essas coisas. ^^


 escadas novas e bem limpas.



solarium


Sala de encontro de leitura de conversas do pessoal. Há também sala de música e tem piano, som, etc.

cozinha para os apartamentos
 
lavanderia  -  Reuniram -se para comprarem a lava roupas.

cozinha que atende três apartamentos

Os alunos  tem os apartamentos que podem dividir entre  três ou dois  colegas.