segunda-feira, 8 de julho de 2013

VIVENCIANDO DO LADO CÁ

Conforme o publicado no último post, estamos já em Kursk-Rússia, com a família reunida, comemorando juntos o aniversário de casamento, conhecendo a cidade melhor, vendo as diferenças  das nossas cidades, mas não podemos estabelecer comparações. Viemos aqui para ficarmos juntos dos filhos, passarmos por novas experiências e estabelecermos novas amizades.

A Rússia é algo que devemos explorar. É sedutora... nos convida a irmos desvendando seus mistérios, conhecer seus enigmas, sua gente, que na mesma medida que não nos atende bem nas lojas,  são muito hospitaleiros.

Seus jovens estão aprendendo línguas,  três ou quatro de uma vez só. Conheci quatro moças russas que 2 delas fazem faculdade de letras em Kursk, e uma delas está aprendendo  Inglês, Espanhol, Mandarim, Alemão. Outra está aprendendo Francês, Inglês, Alemão. Sem contar uma médica que dá aulas para os brasileiros e em 3 meses já sabia o português. Tem 3 especializações e está terminando o doutorado,  fala outras línguas e hoje aprende português para fazer o  teste de fluência. :)

A culinária russa é maravilhosa. Tem pratos riquíssimos em detalhes e sabores. Pães maravilhosos e em sua maioria integrais.(Para nossa alegriaaaaaaaaaaa).
Não é tudo aqui  um país deslumbrante e maravilhoso.Ainda não tem  as políticas públicas de inclusão aplicadas aos idosos e portadores de necessidades especais, principalmente nas estações de trem,  com escadas infindáveis, e calçamento sem rebaixamento. Mas o transporte público funciona tranquilamente e els respeitam os idosos por sua educação em casa e na sociedade como um todo. Os que não respeitam, os idosos se fazem respeitar, fazendo com que os mais jovens se levantem nos ônibus para que eles possam sentar.
É um um relato muito breve, superficial e extremamente conciso. Ao longo do tempo irei detalhando com mais experiencia também, até porque tere que passar pelo teste do gelo... que para mim será o teste de fogo... O inverno russo.... :p

Tenho muito o que dizer. Postarei as mães a respeito dos supermercados. Mas acho que, melhor do que eu, os filhos estão dizendo por mim. Uns gostam outros não. Mas se olharem pelo lado bom, irão ver que tudo conspira para dar certo.

Agora é verão...todo dia é dia de ir ao rio, prainha tomar banho de sol , ir ao shopping, ver as flores nos canteiros nas ruas e nas avenidas,  ouvir as bandinhas tocarem, andar de bicicleta,  ou andar despreocupada na rua... isso não tem preço... e tambem  para quem está de férias.

Aos novatos... estudar, estudar, estudar... e quando se cansarem... estudem mais um pouco...porque quando vocês estiverem de férias, poderão desfrutar de tudo o que há de bom do lado de cá...

Um beijo a todos

2 comentários:

  1. Olá Rosely,
    Adorei seus posts. Sou do Paraná, e há um ano e meio faço cursinho, tentando os tão concorridos vestibulares de Medicina, aqui da minha região. Pesquisei muito sobre as faculdades da Russia, mas queria conhecer alguem que sabe bem as experiencias que os estudantes vivem por lá. Gostaria muito de conversar com você, se puder, me adicione em seu email, ficarei muito grata.
    Desde ja, agradeço.
    Lorena.
    Segue meu email: loarruda@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que legal Lorena, continue tentando e não desista, apesar de ter mais opções para vc. Entro em contato pelo seu email. Se vc quiser, pode contatar-me pelo meu email roselynarussia@gmail,com

      Excluir