quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

CHEGAMOS AO SEGUNDO SEMESTRE DA PREPARATÓRIA EM RUSSO!!!

Eu e meu esposo começando a preparatória de russo no outono na KSMU em KURSK-Russia

VISTA DA CIDADE DA SALA DA PREPARATORIA


ksmu - no início inverno
Tomamos a decisão de estudarmos a língua russa para podermos viver melhor neste país.Entramos em contato com a Aliança Russa e iniciamos todo o processo. Documentação!!!!. Até uma cirurgia de vesícula apareceu de última hora, meus nervos estavam a flor da pele (risos)... senti na pele os que os alunos sentem, porque com mãe passei por isso duas vezes, mas agora tinha que resumir minha vida em 02 malas de 32 kilos... OH DEUS AJUDAI-ME....MAS CONSEGUI. QUaSE DEIXEI DOIDO MEU ESPOSO QUE com uma mala leve conseguiu por tudo, mas eu estava enlouquecendo. Normal para todas mulheres.

 Aqui  na Rússia nos viramos bem, vai fazendo mímica, falando algumas palavras que aprendemos com nossos filhos, palavras chaves, como por favor, obrigado, dê-me por favor, eu quero 01 quilo, etc... complicava qdo tinha que falar meio quilo (risos)
Frequentávamos as feiras livres, porque na primavera e outono as feiras são maravilhosas, tem de tudo, futas, flores, verduras, tudooooo...
O que complica é a  comunicação.  Mas já saímos do Brasil com essa intenção. Aprender o Russo.

passamos pelas mesmas experiencias dos estudantes brasileiros, tivemos que chegar na universidade sem falar uma palavra de russo e fraquíssiiiiimos em inglês. Um veterano nos ajudando a irmos nos departamentos, que era nosso filho.

O que deixou-nos  boquiabertos, que eu venho de universidades públicas no Brasil, e nunca me atendiam bem, sempre ficava esperando séculos. Aqui nos deram atenção e nos trataram com cordialidade natural dos russos. Isso quero deixar claro. Eles tem o jeito natural deles e devemos aprender a conviver com os modos deles. Não quer dizer que a todo tempo estão brigando. Não sei se é porque venho do setor público também, onde as pessoas tinham má vontade em fazer as coisas, então me acostumei com caras fechadas qdo pedia algo. Mas sempre respeitosamente. Eles nos atenderam com cordialidade e nunca nos fizeram sentir menores. Aliás eu sempre fiquei muito atenta para poder escrever, pois afinal, hoje estou no papel invertido. Eu sou aluna.

Tivemos que ir para outro país para trocar nosso vistos de turistas para estudantes, com a carta convite nas mãos,  fomos para Ucrânia,  e levamos conosco uma cópia do tratado entre Brasil e Ucrânia que dizia que entre esses países não necessita visto. Quando chegamos na fronteira mostramos aos policiais e tudo transcorreu normal.

Conhecemos KiEV  capital da Ucrãnia, cheia de suas história e lutas. Linda.

Voltamos e inciamos a as aulas com 7 alunos  sendo um tailandês e o resto brazucas.
A nossa Professora , muito preparada, com doutorado em filologia,  falando em inglês e português, nos avisou que ensinaria em russo, que somente as duvidas seriam tiradas nessas línguas. Sempre gentil, mas se impõe. \os professores na Rússia, são professores e não coleguinhas.
Para nossa surpresa, a professora chegou comos livros, tanto de exercícios como o de estudo para nós usarmos. Não era necessário comprar, a faculdade fornecia o livro !!!!!!!!

Eu ficava apavorada pq todos os dias tinha avaliação oral e escrita. Mas isso fez-me estudar todos os dias, e esse pavor foi acabando, fazendo com que eu quisesse até que ela perguntasse para ver se estava correta ou não.

O sistema de ensino faz com que vc estude de uma maneira que não acumule matérias, acabando com a tormenta de estudar um monte de coisas para as provas bimestrais. Aqui são avaliações diárias, semanais, mensais, bimestrais e semestrais.

Mas para nossa indignação, nossos coleguinhas bazucas foram saindo, por motivos justificados ou não, e ficamos apenas eu, meu marido e o colega tailandês. Esse para nossa surpresa, de uma hora para outra, teve que voltar para seu país. Bom, o ânimo da professora continuou como se fosse o do primeiro dia, e ela sempre nos recebe sorrindo e nos cumprimenta como se a sala de aula estivesse cheia.

Aqui, mês com -35ºC tem aula, disse ela, não há motivos nenhum para não dar aulas, salvo os dias já previamente publicados no calendário escolar.

Somos dois jovens cinquentões que voltaram a andar de ônibus, moramos longe da universidade cerca de 1 hora . E todos os dias de aula lá estamos nós na hora, porque a professora noa se atrasa nem 1 minuto.

Eu entrei numa academia e estou malhando,  o duro é fazer o instrutor entender o que eu falo. Semana retrasada eu aprendi na faculdade um verbo no futuro que me ajudou muito , daí para frente virei uma maritaca.

Uso roupas, tipo casaco, jaquetas , luvas, gorros, cachecol  e botas adequadas para o frio Russo. Assim não sofremos muito com a friagem. A adaptação fica mais fácil.

Mas somos mais experientes na vida, fico vendo os jovens usando pouca roupa, não comendo direito, muitas meninas querendo emagrecer, porue as russas são muito bonitas e muito magras, isso afeta algumas quando aqui chegam.

Mas o importante é acreditar em você , e levar adiante sues ideais e pensar sempre positivo que irá conseguir. Não desviar o foco dos seus estudos e saber que todo sacrifício será recompensado.

Em junho terminaremos a preparatória de russo. Espero estar falando russo, ou seja, alfabetizada .

Vou postar aqui meu certificado.
Em junho tem muitas festas. Meu filho e a Andreia se formam em medicina em russo na KSMU, serão os primeiros brasileiros a se formarem em russo!!!!!!

Eu  emu esposo nos formaremos na preparatória, se Deus quiser

Meu outro filho terminará seu doutorado na RUDN- em Moscou - também em Russo

E o marido de uma grande amiga que tenho com filha, também se formará em junho em Moscou em medicina... Vai ser só festa em junho.  VIVA!!!!

  для всех, кто имел терпение следовать мой блог, вместе со мной, чтобы иметь больше новостей в ближайшее время. спасибо

peguei uma pedrona de gelo rsrsr

corredor da preparatoria, uma colega de aula.

patio interno da KSMU começo do inverno, nesse dia  logos após essa foto comçou a nevar.


fazendo pose

alunos da preparatoria


em frente a faculdade, depois que limparam a neve

inverno, vestida a rigor!!

alunos da prep. dentro da sala toda aquecida, ficamos com calor.

turminha

turminha, aparecendo o pedroca, meu esposo.


no restaurante da faculdade com meu filhote, futuro médico






7 comentários:

  1. Muito legal Rosely. Feliz por você. Deus te abençoe! Bj. Rosa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de ver a sua força de vontade e determinação. Assim espero estar quando eu iniciar meus estudos nessa universidade. Lendo a sua história, percebi que não é tão difícil quanto se imagina, estou menos apreensivo. Obrigado por compartilhar isso, felicidades à sua família!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rosely, tudo bem?
    Poderia por favor me informar aonde você conseguiu uma cópia online
    do tratado de não-visto entre o Brasil e a Ucrânia? não consigo encontrar
    pela internet. Parabéns pelo blog, está excelente. abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. procure no google sobre o cancelamento de visto para brasileiro e ucraniano. Vc achará numa boa.

      Excluir
  5. Saudações, Rosely,

    Confesso que fiquei admirado com a naturalidade e simplicidade com as quais você produziu seus textos do blog. A Rússia está sendo uma boa opção para mim e estou em fase de convencer e explicar tudo a minha mãe. Você se incomodaria se eu pudesse obter seu email para lhe pedir alguns conselhos e esclarecer algumas dúvidas?

    O meu é: stsmatheuz@gmail.com

    Desde já, muito obrigado e parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  6. Olá Rosely
    Através do Google que descobri seu blog e já o li e re li diversas vezes . gostaria de saber se poderia fazer algumas perguntas a você sobre a vida na Russia , faz algum tempo que junto dinheiro pensando em buscar meus objetivos na Russia país que sempre tive grande vontade de conhecer viver e morar . Aguardo ansiosamente uma conta no meu email para que seja possivel uma melhor conversa . flavio.gomes.mk@outlook.com
    Espero que tudo fique ainda melhor e mais simples para você a cada dia ... Um abraço Flávio Gomes Mackerine .

    ResponderExcluir