sábado, 31 de janeiro de 2015

Depoimento de um pai que visitou a cidade de Kursk onde sua filha cursa Medicina na Universidade Estatal KSMU

Com a palavra nosso querido, eloquente, comprometido e intelectual Dirceu Jose Ferreira, Engenheiro Elétrico da CPFL-SP. Atua também  como Professor na Universidade São Francisco em Campinas -SP

Estive em Kursk no período de 22/12/2013 a 02/01/2014 para visitar minha filha Raquel Cipriano Ferreira, que estuda na Faculdade de Medicina de Kursk. 

Foi uma experiencia muito gratificante, pois pude acompanhar o dia a dia da minha filha ainda no seu período de aula, pois lá as aulas não sofreram interrupção por causa do natal e feriado de ano novo. 



Visitei a Faculdade, conheci alguns colegas da Raquel e principalmente o centro da cidade e o bairro onde ela mora.


Fiquei bem impressionado com a cidade pela infra estrutura que ela oferece de transporte a um custo bem acessível não só para os habitantes como também para os estudantes. A tarifa de transporte coletivo varia de 10 a 12 Rublos, o que equivale a menos de R$ 0,70. 

O taxi também é barato.


A cidade conta com teatros, faculdades de artes, música, engenharia. agronomia, letras, direito, enfermagem e inúmeros outros cursos.


A alimentação básica é carne de porco, frango, batata. repolho, pimentão a vontade. A carne de boi é cara, mas o peixe, camarão são bem acessíveis.


A faculdade está localizada no centro da cidade. A moradia  próxima a ela é mais cara do que em bairros. No centro o aluguel pode ser de Ru$ 14000,00, enquanto no bairro que a Raquel mora é em torno de Ru$ 8000,00. Ainda há o custo de serviços públicos que podem variar em torno de R$ 1200,00, incluindo serviço de internet. Para referência 14 Rublos equivale a 1 Real.


Por ser um país que saiu de um regime fechado, notei uma grande evolução na modernização dos serviços (caixas eletrônicos para saque e diversos serviços). Pareceu-me que a Russia assumiu o capitalismo com grande capacidade.


A faculdade é rígida nos horários e cobrança das aulas que os alunos por ventura perdem. Os alunos são obrigados a repor as aulas. Segundo informações é a única faculdade na Russia que ainda aplica este método.


Este ano, os alunos não puderam fazer a tradicional apresentação de natal, a qual é considera créditos aos alunos participantes, por questão religiosa. A faculdade incentiva a promoção durante o ano de eventos que destacam a cultura dos povos, assim acontecem apresentações como Brasil-Night, Nigéria-Night, etc.


Há uma diversidade de alunos de várias nacionalidades (Índia, Nigéria, Malásia, China, etc), o que agrega um valor inestimável de cultura a todos que lá estudam.


Em conversa com alguns estudantes, confirmaram a seriedade da instituição e o rigor, porém reclamaram que em alguns casos o esforço dedicado muitas vezes não é reconhecido, o que causa um certo descontentamento por parte dos alunos. 


Criei alguns álbuns destacando pontos que considerei importantes nesta viagem. Visitem a pagina no facebook>>
https://www.facebook.com/zedi.ferreira?fref=ts






5 comentários:

  1. Oi Dirceu, meu nome é Edna, esse perfil é da minha filha. Estive em Kursk com meu marido e minha filha, no período de 31 de dezembro/14 a 16 de janeiro/15 visitando meu filho, Gustavo, que estuda medicina na mesma universidade que sua filha Raquel. Lá, tivemos a oportunidade de conhecê-la, pois meu filho e ela congregam na mesma igreja. Ela, gentilmente, nos convidou para almoçar em seu apartamento. Preparou-nos um prato delicioso e tivemos um tempo muito agradável juntos. Ela é um amor. Parabéns por ser pai de uma moça tão determinada, gentil, focada em seus objetivos e que, certamente, continuará fazendo diferença na vida dos que estão à sua volta. Quanto à cidade, custo de vida, método de ensino e infra-estrutura do local, estou de pleno acordo. Meu filho está determinado a alcançar o objetivo que traçou. Se Deus quiser, veremos novos profissionais da área da saúde atuando com competência . Nossa experiência foi inesquecível. Não vemos a hora de visitá-lo novamente. Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oii, gostaria de estudar lá também, poderiam me dar umas dicas ?, uma dúvida onde seus filhos congregam lá ?

    ResponderExcluir
  4. Olá A paz de Deus. Na Russia nao tem Congreçao Cristã. Tem apenas um grupo de mocidade que se reune, lá eh um excelente lugar para estudar. Se tiver condiçoes de ir para lá nao perca essa oportunidade. As dicas você encontra no blog nas postagens mais antigas para as mais recentes. Boa sorte. Deus abençoe

    ResponderExcluir
  5. Amém, eu estou entrando em contato com a aliança russa para ir, você teria o contato deles ou de onde se reúnem ?

    ResponderExcluir