quinta-feira, 10 de maio de 2012

FELIZ DIA DA VITÓRIA EM TODAS AS LÍNGUAS!

Fatos

Rússia comemora Dia da Vitória

Desfile militar marca triunfo sobre a Alemanha nazista

A Rússia comemorou nesta quarta-feira, 9, os 67 anos da vitória das tropas soviéticas sobre a Alemanha nazista, com a tomada de Berlim, pondo fim à Grande Guerra Patriótica, ou II Guerra Mundial, como o resto do mundo a denomina. O Desfile pelo Dia da Vitória reuniu na Praça Vermelha, em Moscou, 14 mil militares e 1.500 veteranos de guerra, com a exibição de equipamentos militares e grande presença de público.
Em diversos países, inclusive o Brasil, o final do conflito é comemorado no dia 8 de maio, mas, em relação ao fuso horário de Moscou, os militares soviéticos entraram na capital alemã já na madrugada de 9 de maio, daí as festividades na Rússia ocorrerem nesta data.
14 mil militares participaram do desfile em Moscou
O aparato mobilizado pelo Ministério da Defesa levou à Praça Vermelha os mais modernos equipamentos militares russos, como os lançadores de mísseis Iskander-M e Topol-M, complexos de mísseis antiaéreos S-400 Triumph e Pantsir-S, veículos blindados sobre rodas e esteiras, além da artilharia de autopropulsão.
Comandado pelo Presidente Vladimir Putin, o desfile militar na Praça Vermelha teve inicio às 10 h, horário de Moscou, 3 h pelo horário de Brasília. Além do desfile em terra, aviões da Força Aérea sobrevoaram a Praça Vermelha e fogos de artifício foram disparados. Houve desfiles militares também em outras grandes cidades russas, como São Petersburgo, Kaliningrado, Vladivostok e nas regiões dos Urais e da Sibéria.
No interior da Rússia, as comemorações ganharam um toque de originalidade. Em três cidades da região de Kuzbass – Kemerovo, Novokuznetsk e Prokopievsk –, 16 mil balões, com diodos luminosos, foram lançados ao céu às 21h45, simbolizando, segundo os responsáveis pela iniciativa, “o respeito e a gratidão do povo russo pela vida e pela liberdade dos que tombaram em combate e aos veteranos de guerra que estão vivos para testemunhar o que foram a resistência e o enfrentamento aos invasores nazistas que tentaram dominar e controlar a Rússia.”
Dados oficiais indicam que 25,6 milhões pessoas de origem soviética morreram na II Guerra Mundial, que os russos denominam de Grande Guerra Patriótica. A Rússia entrou no combate em 1941, logo após Moscou ser bombardeada pelos nazistas na madrugada de 22 de junho daquele ano. Até então, estava em vigor um pacto de não agressão entre Adolf Hitler, pela Alemanha, e Joseph Stalin, pela União Soviética.






Nenhum comentário:

Postar um comentário